sexta-feira, 8 de março de 2013

Ha Quem fala que Não é "Dinheiro Fácil"


Eu já escrevi um artigo sobre o que se fala a respeito de “dinheiro fácil” no marketing multinível, mas sou obrigado a repetir o tema. Na verdade, esse é um assunto bem polêmico e sempre me pego a fazer reflexões a partir de novos pontos de vista sobre essa maneira das pessoas pensarem. E uma conclusão que cheguei numa dessas reflexões, por sinal, é de que o “repeteco” não vai parar por aqui. Acho que ainda falaremos bastante sobre esse assunto no blog. Penso que seja válido compartilhar novos pontos de vista, mesmo que estejamos falando da mesma paisagem. E o que vou falar hoje foi motivado pela atitude de uma pessoa que convidei recentemente à uma apresentação de oportunidade da empresa de marketing de rede à qual sou associado. Trata-se de uma pessoa que eu tenho por inteligente, por sensata e sóbria, mas que, mesmo assim, permitiu que brotasse em sua mente, durante a reunião, a idéia de dinheiro fácil. Bem, eu próprio estava lá e garanto que em nenhum momento dinheiro fácil foi prometido. Pelo contrário, ouvi repetidas vezes cada um dos palestrantes dizerem “isso não é dinheiro fácil, gente”. E eu mesmo falei para o meu convidado sobre o quanto se tem que trabalhar quando deseja-se construir um negócio sólido em marketing multinível. Mesmo assim, palestra terminada, plano entendido, entusiasmo criado, e o meu convidado olha pra mim e diz: “fantástico! achei os produtos maravilhosos, o conceito genial, a distribuição de bônus perfeita, mas só não me convenço de uma coisa: essa promessa de dinheiro fácil me deixa com uma pulga atrás da orelha, Pablo”. E agora eu digo pra você, leitor do meu blog, que provavelmente já passou por isso, VAI ENTENDER!

Porque o multinível parece ser dinheiro fácil

Como falei, a pessoa que me fez esse questionamento não é uma pessoa burra. Pelo contrário, é alguém de quem eu jamais imaginaria essa falta de compreensão. Fico imaginando que devaneios não passam na cabeça dos menos preparados, após uma reunião de network marketing. Daí o fato de tanta gente ter essa impressão de facilidade quanto ao marketing de rede. Então, pra argumentar que a “facilidade” não passa de falsa impressão, vou explicar o que a gera. Mas, como esclarecerei no final do artigo, pouco importa o que eu vou dizer aqui, se você não quiser ouvir. Pouco importa qualquer explicação – sobre qualquer assunto – se você achar que a explicação que já tem em sua cabeça para tal é a melhor e não estiver aberto à novas perspectivas. O que vou dizer é apenas para quem quer ouvir, raciocinar a respeito e julgar se sua opinião anterior era melhor ou pior do que a opinião que está lhe sendo proposta no momento. Não servirá pra quem já “sabe tudo”. E não é nada de outro mundo, que você nunca tenha ouvido. O que tenho pra dizer é simples: não existe facilidade nenhuma no marketing de rede. Agora, se você está disposto a entender o porquê de eu estar afirmando isso, continue lendo. Se não está, não perca seu tempo, afinal, você vai ler tudo, mas mesmo que descubra que seu modo de pensar estava errado, ainda assim não o modificará, não é mesmo!?
dinheiro fácil

O “marketing” do multinível é que transmite facilidade

Não existe facilidade nenhuma. O que acontece é que quando um convidado vai numa reunião de marketing de rede, a apresentação que ele verá provavelmente será feita por alguém que já temsucesso, por alguém que já “chegou lá”. E como no MMN, pessoas são remuneradas pelo sucesso de outras pessoas, então os distribuidores de sucesso contam, nada mais, nada menos, que suas histórias de sucesso, afim de inspirar os novatos à galgarem o mesmo. Mas essas pessoas que hoje tem sucesso já ralaram muito e trabalharam duro. E hoje sabem que se alguém tivesse lhes dito tudo o que iriam passar para chegar aonde estão, talvez tivessem desistido antes mesmo de começar. Elas entendem de gente, porque aprenderam sobre gente enquanto desenvolviam seus negócios. E sabem que “gente” busca caminhos mais fáceis. Sabem também que seu trabalho é “psicologia pura” e que se não falarem o que as pessoas querem ouvir, indivíduos de grande potencial podem ser desperdiçados se confrontados com a dureza e com o trabalho que terão pela frente. Assim é o ser humano. Por isso é normal que apenas os aspectos positivos sejam ressaltados nas reuniões. Mas em que setor o marketing das empresas promovem seus aspectos negativos em detrimento dos positivos? Em nenhum, não é mesmo!? Se há imagens de pessoas enfermas nas carteiras de cigarro, saiba que isso é por imposição das leis. As empresas de cigarros adorariam poder continuar a promover apenas as belas paisagens que instigava os cowboys de Marlboro fumar mais e mais. E assim é com qualquer empresa, com qualquer mercado: apenas os pontos positivos são evidenciados. Esse é o trabalho dos departamentos de marketing. E é isso que o pessoal de marketing do marketing multinívelaprendeu que funciona: evidenciar os pontos positivos. Infelizmente, algumas pessoas não compreendem a palavra “marketing” – ou a confundem com facilidade.

O choque cultural do Network Marketing

Outro aspecto do MMN que alimenta essa ideia de facilidade é o fato de no mercado tradicional nenhum empresário ficar falando o tempo todo o quanto está ganhando dinheiro, que está ficando rico, etc. Pelo contrário, quando alguém encontra um nicho de mercado promissor, o que essa pessoa mais deseja é que ninguém saiba que ele existe, afim de que não surja concorrência. No mercado tradicional prevalece a individualidade. É cada um por si! Ninguém é remunerado pelo sucesso alheio. E é um choque cultural quando alguém vê um líder de uma rede multinível contando sua história, seu sucesso. Parece realmente uma arapuca. A sociedade não está acostumada com isso. Desde que somos pequenos, entendemos que para alguém ganhar algo, outro alguém terá que perdê-lo. Não faz muito sentido um sistema onde pessoas possam sair ganhando em conjunto. Onde uns torçam pelo sucesso do outro. A questão é que isso é possível e essa é justamente a incompreendida essência do marketing de rede. Então essa é minha opinião: a falta de compreensão gera a falsa impressão (de facilidade). E como falei que deixaria para explicar no fim do artigo o porquê das pessoas verem mil coisas (facilidade,pirâmide, arapuca, etc.), mas não conseguirem enxergar a verdade que circunda esse setor, aqui vai minha explicação: assim como o amigo que levei para reunião, se você chegou até aqui SEM QUERER entender o que estava sendo dito – ou determinado a não pôr em xeque o que você já tinha em sua mente – ambos perdemos nosso tempo. Concluindo minha explicação: tudo é uma questão de pré-conceito!

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